8 de novembro de 2008

Festas Populares - Festival Folclórico de Parintins

Bumba meu boi ou Boi Bumbá são diferentes formas de chamar ao Festival Folclórico de Parintins, festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

O festival conta a história do Pai Francisco – funcionário da fazenda e sua esposa grávida, a Mãe Catirina, desejosa de comer língua de boi. Pai Francisco mata o melhor boi da fazenda para satisfazer o desejo da esposa. Pai Francisco seria levado à cadeia, mas a história tem um final feliz, com o Boi sobrevivendo graças aos rituais do pajé. Pai Francisco é perdoado e tudo acaba numa enorme festa celebrando a vida do Boi.

Durante três noites competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), uma estrutura com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. A música, que acompanha durante todo o tempo, é a toada, acompanhada por um grupo de mais 400 ritmistas. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.


O Boi vencedor é escolhido por um júri, que avalia a performance de cada Boi em diversas categorias: apresentação do Boi, apresentação da tribo indígena, apresentação dos tuxauas – chefes indígenas -, apresentação do rituais xamanísticos, melhor música, melhores alegorias, melhor coreografia. O apoio da “galera” também é uma das categorias julgadas na disputa, então cada Boi tem pessoas especialmente designadas para comandar e orquestrar a “galera”. O Bumbódromo fica dividido em duas metades, de forma que fãs do Garantido e fãs do Caprichoso ficam nos seus respectivos territórios. Durante a apresentação do seu Boi os fãs dançam, balançam lenços e candeias.

Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta.

4 comentários:

Kladina disse...

Aqui no Maranhão tb tem Bumba Meu Boi.. mas é bem diferente do Boi Bumbá de Parintins.. :P

Sergio Casoetto disse...

Que bom que gostou do meu blog!
O seu também é bacana.

Acho muito legal promover uma maior integração cultural entre a Argentina e o Brasil. Apesar de sermos vizinhos acho que nos conhecemos bem pouco. A riqueza cultural do Brasil é impressionante e, na minha opinião, pouco conhecida e valorizada na Argentina.

O desafio com nossos blogs é não perder a motivação inicial e seguir postando, né?

Eu sou portenho mas moro no Brasil há 4 anos. Apesar de gostar muito do Rio de Janeiro a saudade de Buenos Aires é muuuita....

Anônimo disse...

olá adorei seu blog!
vi que tem interesse na área de comércio exterior. queria saber o que você acha desse campo de atuação hoje no mercado de trabalho. vou prestar vstibular e pretendo escolher ou relações internacionais ou comércio exterior ou direito.
espero resposta.
meu email: carolpio12@hotmail.com
blog: carolvilanova.zip.net
orkut: caroline pio http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=982147489942694933

Piauí - Brail.
obrigada,].

Unknown disse...

É Chris aqui no paraná tb é diferente do de Parintins;D